• Arquivo

Crítica: “O Artista”

George Valentin é a fina flor dos atores de filmes mudos. Absolutamente tudo que ele faz é um sucesso. Ou era, até que chegam os filmes falados e ele simplesmente não se adapta. Enquanto isso, Peppy Miller, uma de suas fãs, passa de dançarina a atriz e vira a nova queridinha dos filmes com som. “O Artista”, filme francês mudo e preto e branco de Michel Hazanavicius, usa esses dois personagens fictícios para falar sobre esse momento peculiar da história hollywoodiana.

Afinal, estamos acostumados com filmes falados, mas coloque-se no lugar do público da época e é fácil entender a fascinação que um filme com falas pode causar. Mas melhor, coloque-se do lado da indústria: um bom ator de filme mudo não é necessariamente um bom ator de filme falado; não é apenas dizer o texto, é toda uma maneira completamente diferente de atuar – e a indústria precisava de novos talentos. “Cantando na Chuva” é outro filme que mostra esse momento, mas são películas bem diferentes.

A dupla de estrelas é interpretada com entusiasmo e química por Jean Dujardin e Bérénice Bejo. Outro destaque é John Goodman como o empresário deles e o motorista interpretado por James Cromwell. Sem falar, claro, no lindo cão de estimação de Valentin, um jack russell terrier que arranca risadas e suspiros durante o longa.

A indicação ao Oscar faz as salas de “O Artista” ficarem sempre cheias. E o número de desavisados desinteressados é proporcional, mas não se deixe afetar! Nada que uma mudança de poltrona ou alguns “shhh” não façam efeito.

Uma coisa importante de se observar é que a homenagem ao cinema mudo é bem clara, mas não é piegas nem nostalgicamente cega – hora nenhuma sugere-se que tal ou tal maneira é a melhor ou mais correta maneira de fazer filme. Existem vários jeitos, existem vários filmes e todos têm seu valor.

E olha, já é um feito fazer qualquer plateia ir ao cinema ver um filme mudo (e que não é de comédia) hoje em dia. Mas a mensagem que fica é mesmo essa: mudo ou falado, preto e branco ou colorido, o melhor tipo de filme é o filme bom.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: