• Arquivo

A verdade sobre Tommy Hilfiger e Oprah

Dia desses, recebi esse e-mail e fiquei fascinado. Me acompanhem:

No domingo, 25 de janeiro, foi publicada uma informação sobre TOMMY HILFIGER. Apesar da globalização e da rapidez nas comunicações, estamos atrasados:

Oprah Winfrey (famosa apresentadora da TV americana), num de seus programas mais recentes, entrevistou Tommy Hilfiger, estilista, cuja grife leva seu nome. No show, Oprah lhe pergunta se, de verdade, ele tinha feito o seguinte comentário:

“Se eu tivesse sabido que negros americanos, judeus, latinos, espanhóis, venezuelanos, cubanos, argentinos, chilenos, mexicanos, bolivianos, peruanos, brasileiros e asiáticos comprariam minha roupa, não a teria desenhado tão boa. Desejaria que esse tipo de gente não comprasse minha roupa, pois ela é feita para gente caucásica (gente branca), de alta classe! Eu preferiria doá-las aos porcos.”

Ante a pergunta de Winfrey, se ele tinha feito tão cruel afirmação, Hilfiger respondeu com um simples e sucinto SIM. Também admitiu seu ódio pelos judeus e sua admiração por Hitler. Imediatamente depois, Oprah exigiu que ele abandonasse seu programa.

O restante do e-mail, claro, propunha um boicote à marca. Colocaram no final da mensagem até a logo da Tommy e escreveram: “memorize essa logo e não compre nada que a tenha estampada”. Uau.

A sorte é que o e-mail veio de um tio minimamente esclarecido que me perguntava no final: “Você sabe algo sobre isso?”. Sinceramente eu não sabia, mas era fácil descobrir.

E assim foi: em dois minutos de pesquisa descobri um vídeo de Tommy Hilfiger na Oprah. A apresentadora leu este e-mail no ar para ele. Ele riu, disse que esse boato já estava na internet desde o meio dos anos 90 e que era completamente falso. Pra começar, ele nunca tinha ido antes ao programa dela, o que ela também confirma.

Abaixo tem os únicos vídeos da conversa que estão no YouTube (em inglês com legendas em espanhol ou dublado em espanhol)

Além disso, Oprah lembra: a primeira vez que ouviu o boato, Tommy ‘mencionava’ apenas negros e agora o spam fala de várias outras minorias. “Isso é exatamente o contrário do que minha empresa prega. Eu quero vender roupas para muitas pessoas”, diz. “E para pessoas diferentes. Não tem como ter uma empresa de roupas sem essas pessoas”, completa Oprah. E ela faz questão de falar também que, mesmo se aquilo acontecesse, jamais pediria que alguém se retirasse de seu programa. Pra quem não sabe, Oprah já entrevistou até gangue de skinhead e pedófilos e, mesmo ouvindo absurdos, foi até o fim das entrevistas.

Não é incrível que esse e-mail ainda continue circulando mesmo depois que o cara foi à público desmentir? E o pior: a foto dele que ilustrava o e-mail (essa no topo do post) foi tirada exatamente do dia que ele foi ao programa desmentir o próprio spam!

Me lembrou aquele caso do “KLB é homenageado pela ONU em Nova York”, sabe? Galera engole o que lhes é enviado como se aquilo fosse verdade absoluta. Nos dois casos (do Tommy e do KLB), não foi gasto dinheiro algum e bem pouco tempo para desmentir um texto longo, longo. Não custa exercitar isso um pouco mais, né?

Fica a reflexão.

4 Respostas

  1. Hahaha, muito bom, Gabriel!

  2. Hoje, que vc pode ver pela data, ainda recebo este email…Obrigada por ter mais uma vez a possibilidade de alertar. Gente, é tão fácil dar um google desmentir qualquer porcaria que nos chega por email! Seria preguiça?!?!

  3. Nossa sempre admirei ele e vou continuar ,quando me falaram comecei a rir e falei , hahaha ata até parece q ele falaria isso ,primeiro q ele nunca ia se queimar assim ,dizendo : q so pessoas brancas ,e de classe alta podia comprar as roupas .
    Cara acho isso um absurdo , as pessoas q espalharam esses boatos na minha opinião elas deveriao ser punidas por calunia cara so sei q gosto das roupas e assessorios e sempre vou comprar as coisas admiro muito ele tenho muitas coisas da marca e são de ótima qualidade amo e sempre vou amar as roupas .!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: