• Arquivo

Crítica: “Submarine”

“A boca dela tinha gosto de leite, bala Polo e Dunhill International”, diz Oliver Tate, um menino de 15 anos, ao beijar Jordana, a segunda garota de sua vida – mas a primeira que ele gostava de verdade, uma menina que odeia romance.

A história é de “Submarine”, longa baseada no livro com o mesmo nome já lançado no Brasil, do autor Joe Dunthorne. O diretor Richard Ayoade é quem conta a história de Tate, um jovem que detesta a escola pois está focado em impedir o divórcio de seus pais e em perder a virgindade.

Não se engane com a produção executiva de Ben Stiller escancarada nos cartazes, a comédia de “Submarine” é agridoce e bem menos afetada do que as dele geralmente são. A edição lembra “Amélie Poulain”, mas é menos caricata, a sensação da história lembra “Juno”, mas é tudo menos idealizado (talvez mais gélido). “Submarine” é uma tragicomédia mais real, retratando as angústias, planos e pensamentos secretos típicos dos garotos dessa idade. E também a inocência que, na época, não percebemos ter. A obra soa toda familiar, lembra muitas coisas, mas é original ao mesmo tempo.

E a ótima trilha é de Alex Turner, do Arctic Monkeys. Seu trabalho solo é mais baseado em violão e piano, com letras bem bonitas e que casam muito bem com as cenas em que estão. A trilha foi produzida por James Ford, do Simian Mobile Disco. Sabe as músicas de Simon & Garfunkel em “Primeira Noite de Um Homem” ou as de Cat Stevens em “Ensina-me A Viver”? Pois é, lembra.

Enfim, falei demais. Veja o trailer e entenda, é melhor. Recomendo o longa para todo mundo que já teve 15 anos.

(Não está em cartaz por aí? É fácil, fácil achar pra baixar…)

Anúncios

2 Respostas

  1. Não está e nem vai estar. Não vão distribuir nos cinemas. :~

    O filme é lindo demais! … Acheio final foi surpreendente, de certa forma, melhor do que o do livro. 😀

  2. realmente, é muito bom o filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: