• Arquivo

Goya ganha exposição e seminários gratuitos em BH

Entre os dias 4 e 30 de outubro, Belo Horizonte recebe a arte do pintor e gravurista espanhol Franciso de Goya e Lucientes. A mostra é chamada “Los Caprichos de Goya” e traz 80 obras que integram a primeira série de gravuras produzidas pelo pintor, editada em 1799.

A exposição está montada no hall da Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1212, Centro) e tem entrada franca. A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados das 10 às 13h.

Por questionarem os valores da sociedade da época, as peças foram mal recebidas e acabaram sendo retiradas do mercado pelo Tribunal da Inquisição da Igreja Católica. As gravuras trazem imagens de prostituição, de crueldade materna, da gula dos frades, do matrimônio por conveniência e das crises familiares – as coisas não mudaram tanto, afinal, não é?

O material apresentado em Belo Horizonte pertence ao Instituto Cervantes e foi estampado para uma primeira exibição em Sevilha no ano de 1929. A mostra já esteve em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e, depois daqui, será montada em Salvador.

Para compor a exposição também serão realizados dois seminários: o primeiro, sobre a arte de Goya, será conduzido pela professora de História da Arte da PUC Minas e coordenadora do Inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte, Mônica Eustáquio Fonseca, no dia 18 de outubro, às 19h.

No dia 20, também às 19h, o tema será “Goya e o Cinema”, exposto por Marta Ruiz Espinós, especialista em relações internacionais, diplomacia cultural e gestão cultural pela Universidade Complutense de Madri e pela Universidade Paris-Sorbonne.

Os seminários serão realizados no auditório da PBH e também têm entrada franca.

(via João)

Anúncios

3 Respostas

  1. Que maneiro!

    Tudo que eu sei sobre Goya eu aprendi naquele filme com a Natalie. (kkkqueles)

  2. Quero ir pra BH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: