• Arquivo

O que o Google está escondendo de você

Do blog Livros: O ex-programador de computadores e atual ativista e cientista político Eli Pariser lançou seu primeiro livro, “The Filter Bubble: What The Internet is Hiding From You” (alguma coisa como “a bolha-filtro: o que a internet está escondendo de você”).

Nele, Pariser tenta mostrar como as search engines (Google, Yahoo! e até Facebook) estão filtrando informações que julgam ser irrelevantes para cada um de nós, baseados em nossos hábitos de busca.

O problema, diz o autor, é que, quando isso acontece, deixamos de ser expostos a ideias contrárias, a opiniões que possam divergir das nossas, e vamos sendo jogados na direção daqueles que se parecem, filosoficamente e idealisticamente, com cada um de nós.

O exemplo disso é simples: se você e eu dermos um Google na palavra Jesus, os resultados da busca serão essencialmente diferentes em nossas páginas. Com base em minhas buscas passadas, os “robôs” talvez já tenham entendido que sou agnóstica e vão me mandar apenas os resultados que julgam ser mais pertinentes e interessantes. Enquanto, por exemplo, minha amiga católica, fazendo a mesma busca, vai receber páginas bastante diferentes das minhas.

Uma das temeridades dessa “edição” é que não ficamos sabendo o que deixou de ser mostrado. Trata-se de um pensamento que me apavora especialmente porque não vejo outra forma de maturidade intelectual que não seja a de nos expor a ideias e pensamentos contrários aos nossos. E a internet, ao contrário de qualquer outro meio de comunicação, vinha com a promessa de conseguir fazer isso.

Anúncios

5 Respostas

  1. Uau, isso é foda.

    Conversando com uns amigos da área de TI vi que esse quadro só tende a piorar. O Google está lançando um novo botão chamado “mais um”, similar ao Curtir do Facebook. Com ele é você quem determina a relevância de um site e de conteúdos. A promessa de ser algo mais ajustado será cumprida.

    Pena que visões contrárias, como o texto bem demonstra, serão suprimidas.

  2. […] O que o Google esconde de você […]

  3. A pergunta é ? Qual o objetivo disso ?

    Será que não é importante mesmo manter a coisa desse jeito para que não se perca o foco dos gostos das pessoas. Sendo assim, é bem mais fácil “vender” seus produtos

  4. Isto já é a forma não velada de censura, imposta pelos ILLUMINATIS, irão a caça de qualquer um contrário ao regime, seremos rotulados vermelhos, amarelos e azuis, como os judeus e ciganos caçados e mortos pelos nazistas!!! O que hitler fez, vai ser amostra grátis em vista do que os senhores da nova ordem mundial, já estão colocando em prática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: