• Arquivo

“Inside Job”, a crise financeira e o MGMT

Do Urbe: Durante os créditos finais do documentário “Inside Job”, a música chamou atenção. Nem tanto pela letra – que mesmo sem ser literal parecia feita sob medida – e sim pelo som mesmo, retrô.

“Congratulations”, do MGMT, cavou uma segunda chance para o segundo disco, de mesmo nome. Continua abaixo do primeiro, porém algumas outras músicas pularam e já não parecem o desastre que as primeiras audições indicavam. A música título em questão é uma belezura.

O filme, vencedor do Oscar, é uma das melhores apresentações em power point já montadas. Também pudera, os nós da história são tão apertados que só com muito texto na tela e gráfico pra fazer sentido pra alguém que não trabalha no mercado financeiro.

As explicações são tão boas que no final você se sente um economista. A confusão armada pelos próprios bancos, desaguando na crise financeira de 2008 (uma embolação de títulos, laranjas e especulação de seguros) é um troço escandaloso. É mesmo difícil acreditar que não deu em nada.

Preocupante ver o Brasil galopar em direção ao crédito como regra de vida, esquecendo o passado de poupanças – que garantiu apenas uma famosa “marolinha” – aportar em nosso litoral na época da crise. É de se fazer pensar, mesmo com as vantagens imediatas que o sistema traz. O risco é enorme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: