• Arquivo

Top 5 motivos para assistir “Mary Tyler Moore”

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas “The Mary Tyler Moore Show” merece muito a sua atenção. O seriado contava a vida de Mary Richards, uma mulher de 30 anos, solteira, que trabalhava como produtora de TV em Minesota, Mineápolis. O seriado, que ganhou 6 Emmys e 3 Globos de Ouro, significou muito na época e ecoa em várias produções até os dias de hoje – incluindo o filme “Up – Altas Aventuras”, que tem a voz de Ed Asner, um dos atores do programa.

No Brasil, chegou a ser exibido pela Globo na época e teve reprises no Multishow vários anos depois, mas até hoje não há uma edição nacional dessa pérola em DVD.  Uma pena, pois é dessas que o humor sempre parece fresco. Então resolvi fazer essa lista. Eis os motivos que você tem para procurar mais sobre essa série!

5 – Você estuda ou é formado em comunicação social
Mary Richards trabalha na redação de um jornal diário. Acha complicado imaginar alguém fazendo jornalismo numa época sem celular, xerox, computador e muito menos internet? Bom, te digo que era possível fazer, era bem feito e a série representava isso sem ser piegas. A redação não é o destaque no contexto de “Mary Tyler Moore”, mas é bem interessante ver os bastidores de um jornal dos anos 70 com personagens tão ricos quanto esses. Sério, me dá muita vontade de trabalhar com eles.

4 – Você gosta de coisas retrô
E a moda é cíclica, vocês sabem. O seriado foi exibida de 1970 até 1977 e revê-lo é um passeio profundo na moda da época. E com moda eu quero dizer roupas, acessórios, sapatos, decoração e cabelos. Tanto dos homens quanto das mulheres. É muito bom assistir e se pegar com todo tipo de pensamento, desde “que roupa baranga é essa?” até “vi um vestido desse no shopping ontem”. Só aquela abertura, com “Love is All Around”, já vale a viagem!

3 – Oprah aprendeu com ela
Oprah Winfrey já falou milhões de vezes que foi com essa série que ela aprendeu a se colocar em primeiro lugar, a se valorizar. Hum, então deu certo. No cenário do show, Mary tinha uma letra M colocada em uma parede e a apresentadora confessou que, assim que alugou seu próprio apartamento, mandou fazer uma letra O para pendurar por lá – se você reparar há uma letra C também na parede da personagem de “The New Adventures of Old Christine”. Em 1997, Oprah chegou até a refilmar a abertura. Olha só esse vídeo.

2 – Você tem alguma opinião sobre “Sex and the City”
Não importa qual. Se você acha as garotas super modernas por serem solteiras ou se acha todas bobocas por terminarem a série casadas, precisa ver as de “Mary Tyler Moore”, que eram muito mais convictas de sua solteirice e muito mais felizes assim. Sem contar que os anos 70 foram o ápice da conquista de direitos femininos e a série reflete isso muito bem, tendo apenas mulheres independentes, poderosas e bem humoradas no elenco. Pegue a personagem Sue Ann, por exemplo. Apresentadora de um programa para donas de casa, sobre tarefas de limpeza e receitas culinárias, nos bastidores era a mulher mais ninfomaníaca que a TV já tinha visto (e podia ver) na época. Carrie, Miranda, Charlotte e Samantha ficariam chocadas.

1 – Você gosta de “Friends”
David Crane e Marta Kauffman, criadores da série sobre os amigos, amam o seriado antigo e chegaram a dizer que Monica é baseada em Mary e Rachel em Rhoda, a melhor amiga dela na história setentista – ou seja, as letras iniciais não são coincidências. Basta uma amostra de poucos episódios para ver que algumas histórias foram chupadas daqui – Joey é igual Ted e Chandler é quase um outro Murray. Isso tira o mérito de “Friends”? De jeito nenhum. Fazer coisas completamente inéditas vai ficando cada vez mais complicado com o tempo. A arte hoje é se inspirar e levar a coisa para um outro nível de relevância. E “Friends” fez isso muito, muito bem. Mas é sempre bom ir à fonte, certo?

Ficou curioso? Se não, tudo bem. Se sim, não é complicado achar episódios por aí em Torrent ou certas cenas no YouTube. Abaixo, até selecionei algumas. Trata-se de uma reunião com o elenco no começo dos anos 90 – quando a série completou 20 anos fora do ar – com uma seleção excelente de histórias. Enjoy! Eis os links de todas as partes: 1/ 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7

Anúncios

7 Respostas

  1. Post muito bacana! Adorei e vou atrás pra conhecer. :]

  2. Vi esse seriado quando passou no Multishow, pra mim um dos melhores seriados que já vi, parabens pela iniciativa de crisr um especial para essa série maravilhosa!

  3. […] 4 – Feminismo No seriado, Lucy é uma dona de casa totalmente dependente do marido. Estávamos no começo dos anos 50, ter algo diferente na TV seria até estranho. Mas na vida real não era bem assim. Ela sempre esteve à frente dos negócios e o programa era feito pela produtora do casal. Várias das decisões eram tomadas por ela, que também opinava nos roteiros. Ela foi a primeira mulher a trabalhar grávida na televisão, por exemplo. Quando o programa terminou, ela comprou a parte de Ricky e manteve os negócios sozinha. Sem dúvida ela serviu de modelo para todo mundo que veio depois – incluindo aí até Mary Tyler Moore. […]

  4. […] White, comediante veterana de Hollywood, inclusive por “Mary Tyler Moore”, se juntou à cantora Luciana para promover uma programa de segurança para a terceira idade nos […]

  5. […] – “O Rei Leão” – “Esqueceram de Mim” – “I Love Lucy” – “Mary Tyler Moore” – Regina […]

    • Sou tão fâ desse seriado e da Mary cia, que eu mesmo traduzi e legendei a primeira temporada completa. Hoje tenho 40 episodios dessa maravilha e pra mim a melhor serie de todos os tempos. Parabens pelo excelente tópico.

  6. […] A importância desse seriado foi enorme: ele foi ao ar na década de 70 e tem como protagonista uma mulher de 30 anos que mora sozinha numa kitnet, solteira por opção, independente e bem-sucedida profissionalmente. Em um outro blog, falei disso (clique aqui pra ler). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: