• Arquivo

Cenário de “O Discurso do Rei” era de pornô gay

O filme “O Discurso do Rei”, grande vencedor do Oscar nas principais categorias – filme, direção e ator – está enfrentando um probleminha com a direção de arte. O cenário do escritório do terapeuta de fala Lionel Logue pode já ter sido utilizado para a produção de um filme pornô chamado “Snookered”, do site UK Naked Men.

Oi? É que nas fotos divulgadas pelo site, a famosa parede envelhecida e com camadas de papeis de parede descascados parece mesmo a do premiado drama. Assim como a janela e alguns traços do teto. Veja as montagens com as comparações ao longo do post.

Acontece que esses cenários aí não foram construídos especialmente para nenhuma das duas produções. A parede é parte de uma casa histórica que fica no centro de Londres – e serviu tanto para o longa do rei gago quanto para a produção pornô. E aí é que esta o “cenáriogate” todo: uma funcionária do prédio falou que a equipe do filme do Oscar utilizou o espaço do jeito que ele foi achado – até o sofá utilizado na cena também pertence ao local. Mas a diretora de arte do filme, Eve Stewart, deu uma versão diferente dos fatos e disse que tinha visto a parede e que depois a replicou em estúdio.

E isso influencia o Oscar? Sim. A Academia é conflitante quanto ao uso de cenários pré-existentes, mesmo que seu uso ainda seja extremamente comum. O site Cinema em Cena cita como exemplo “Gattaca”, que também recebeu uma indicação de Melhor Direção de Arte, mesmo sendo filmado grande parte em um centro de aparência futurista, e também o caso do filme “Maria Antonieta”, que foi banido da categoria por ter utilizado locações famosas em Versalhes. De qualquer forma, quem levou a estatueta foi o filme “Alice no País das Maravilhas” e, por isso, talvez tenha encerrado a discussão – sem o prêmio na mão, Stewart vai esclarecer os fatos para quê?

Gabriel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: