• Arquivo

Entrevista com Luiza Salazar, autora de “Os Sete Selos”

A escritora mineira Luiza Salazar acaba de lançar seu livro “Os Sete Selos”, pela editora Underworld. A ficção narra a vida de Lara Carver, uma jovem de 21 anos que trabalha para a Agência, um local especializado em estudar, localizar e conter fenômenos paranormais. E a moça sai completamente de sua rotina por causa de um evento inesperado além de qualquer coisa que a Agência já enfrentou.

Conversei com ela sobre o lançamento e descobri coisas bem interessantes – especialmente para quem gosta de YA ou/e está querendo escrever sua própria história.

Dizem que primeiros livros tendem a ter muito da biografia dos autores. Essa é sua primeira publicação, mas não é seu primeiro livro. Ainda há um pouco disso no texto?
Meu primeiro livro escrito foi bem o tipo de história que eu gostaria de viver eu acho, então pode se dizer que tem um pouco de biografia, mas em “Os Sete Selos” eu realmente não vejo nada que possa ser relacionado com quem eu sou. Teve um autor que disse “escreva o livro que você gostaria de ler”. E foi isso que eu fiz.

E o que inspira seus textos?
Hum, essa coisa de inspiração é complicada. Não acho que nenhum livro ou filme tenha me influenciado diretamente, mas eu certamente tenho referências que eu nem mesmo percebi que peguei. A única referência direta para “Os Sete Selos” foi a Bíblia, que eu li várias vezes para o pano de fundo da história. Mas é fato que quando estou lendo, independente do gênero, eu escrevo melhor.

Quanto tempo levou para escrever “Os Sete Selos”, como foi a rotina?
Levou mais ou menos um ano e meio, desde o primeiro rascunho até a revisão final. Como eu trabalhava e estudava foi meio complicado achar tempo pra escrever, eu tive bloqueios de mais de um mês de não conseguir escrever uma palavra e tal, mas até que o andamento da história foi bom. Minha rotina pra escrever é basicamente anotar as ideias que eu tenho no papel e ir desenvolvendo cada uma aos poucos. Mas eu preciso sentar e me obrigar a escrever, se não não sai nada!

E que outros livros YA você tem como favoritos?
Hum, YA eu diria que a série “His Dark Materials”, de “Bússola de Ouro”, a série “Mortal Instruments”, a série “Hunger Games” e a trilogia Abhorsen. Tem outros, mas acho que esses são meus favoritos.

O próximo livro não é uma continuação, certo? É sobre o quê?
Não. O próximo livro se chama “BIOS”, já está com a editora e será lançado na Bienal do Rio de 2011, em setembro. É uma ficção futurística, bem diferente de “Os Sete Selos”, mas ainda YA. Eu espero poder voltar do Canadá – onde estou indo estudar artes visuais – para o lançamento.

Mas dá para continuar a história de “Os Sete Selos” ou não?
Dá sim. Eu tenho uma ideia de continuação que acho que ficaria bem legal e pretendo fazer, mas não quero colocar prazos. Estou atualmente trabalhando no que eu espero que seja minha primeira série, então fica complicado falar de uma continuação no momento, mas está nos meus planos!

Curtiu? Compre aqui!

2 Respostas

  1. Amei =)

  2. […] Luiza Salazar, escritora e estudante de cinema na Vancouver Film […]

Deixe uma resposta

