• Arquivo

3 Momentos: Cee-Lo Green

Cee-Lo Green é mais ou menos como aquela receita que você inventou num sábado à tarde usando tudo que encontrou ao alcance das mãos e que, inexplicavelmente, deu certo.

Mesclando hip-hop com blues, R&B, funk e soul – principalmente soul -, Cee-Lo conseguiu construir uma identidade única, descolada e super interessante.

O cara, que já foi indicado ao Grammy, produziu e trabalhou com uma galera tão heterogênea quanto ele (de Macy Gray a De La Soul, de TLC a Black Eyed Peas) e emplacou duas músicas instantaneamente nas paradas britânicas não é bem o típico popstar de que estamos acostumados. Como se nota  pela foto que abre o post, Cee-Lo não se tornou o que é por ser apenas mais um rostinho bonito. Veja abaixo 3 momentos de sua carreira e entenda melhor porque ele é  foda.

“Crazy”, Gnarls Barkley, 2006.

Se toda história tem um começo, a de Cee-Lo teve início com o lançamento de “Crazy” num longínquo 2006. Embora o moço estivesse na estrada desde o início dos anos 90 e tivesse escrito hits do naipe de “Don’t Cha, das Pussycat Dolls, a carreira do cara só decolou quando ele se juntou com o DJ e produtor Danger Mouse para formar o Gnarls Barkley e lançar o super bom St. Elsewhere. Aclamado pela crítica, o disco recebeu nota máxima de praticamente todas as publicações especializadas e rendeu a eles o recorde de primeiro single da história a alcançar o 1º lugar na parada do Reino Unido apenas com as vendas virtuais além de ter levado o Grammy na categoria de Música Alternativa de 2007.

Relembre o sensacional vídeo:

Ah! E como se não bastasse todo o hype, em 2009, a Rolling Stone elegeu a canção como uma das melhores da década. Listas são sempre polêmicas, eu sei, mas será que alguém tem coragem de contestar isso?

“Who’s Gonna Save My Soul?”, Gnarls Barkley, 2008.

Ainda em parceria com Danger Mouse, Cee-Lo lançou em 2008 o clipe de “Who’s Gonna Save My Soul” para divulgar o álbumThe Odd Couple. Dirigido por Chris Milk, colaborador habitual de Kanye West, o clipe, encenado brilhantemente por 2 atores e com um texto primoroso, mostrava um casal rompendo e um… coração digerindo tudo isso. Parecendo mais um curta metragem do que qualquer outra coisa, o clipe foi indicado ao Grammy daquele ano como o melhor de 2009 e sabe se lá porque perdeu para o divertidinho meme de Porks ans Beans”, do Weezer.

Cadê Kanye West pra interromper e falar que Who’s Gonna Save My Soul? é um dos melhores vídeos de todos os tempos? Porque é mesmo.

A música, como vocês puderam ouvir, é um show à parte. Calcada no blues e no gospel, ela apresenta toda a desilusão num tom assombrosamente desesperador – e sereno.

“Fuck You!”, 2010.

Depois de vários acertos consecutivos, Cee-Lo anunciou que lançaria um novo álbum solo (o terceiro!) entitulado “The Ladykiller”. Quando “Fuck You!”, o primeiro single do cara, rapidamente se espalhou pela internet e em poucos dias ultrapassou 2 milhões de acessos.

A música, simplesmente uma das melhores do ano, é o dona de um refrão cativante e de uma letra pra lá de explícita. Pena que nas últimas apresentações ela foi amenizada e virou “Forget You”

Cee-Lo publicou em seu canal do YouTube um vídeo mostrando uma pequena prévia das faixas do novo trabalho (ouça aqui). Ao que parece, a receita inusitada está longe de desandar. Sorte a nossa.

Thiago Dantas

Anúncios

3 Respostas

  1. Muita honra ter meu post aqui. 😀

  2. Excelente post, Thiago, diga-se de passagem!

  3. […] Eliza vira e mexe mostra seu prazer por fazer versões de outros artistas, tão distintos entre si quanto inusitados. A moça já cantou o hit “Baby”, do Justin Bieber durante a promoção de seu álbum, fez uma releitura fofinha da linda “Yellow”, do Coldplay e também entrou na lista de artistas que, recentemente, fizeram sua própria versão de “Fuck You”, do Cee-Lo Green. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: