• Arquivo

Homofobia por um hétero

Algumas pessoas insistem em procurar diferenças e motivos para discriminação ao invés de semelhanças e inclusão. Até quando o diferente será perseguido? Negros, índios, judeus, gays… todos esses grupos, que não têm escolha sobre suas condições, são alvos fáceis de seus algozes. Isso mesmo: não tem escolha sobre suas condições. O negro não escolhe ser negro, assim como o índio, o judeu e o gay. (Peguei esses exemplos apenas para destacar a impossibilidade de escolha. Gays não são exclusividades de determinadas etnias, raças ou crenças religiosas. Mas vocês sabem disso, né?)

“Ah, mas ser gay é uma escolha!”. Vem cá, desde quando um ser humano escolhe enfrentar dificuldades de forma tão deliberada? Ou você acha que é fácil? “Hum, eu tenho uma vida tão boa. Acho que vou fazer algo que faça com que me torne discriminado pelo resto da vida”. Não é assim que funciona, pessoal.

Imagina você, homem, apaixonado loucamente pela sua namorada. Início de namoro, aquela fase gostosa em que tudo é agradável e é difícil não se atracar o tempo inteiro. Pensou? Ok… agora, imagina você não poder demonstrar o seu amor. Imagina você num shopping, comendo uma pizza e querendo limpar o rosto da pessoa que você ama. Ou então querer fazer um carinho no rosto, ou dar as mãos. Pensou? Pois é… melhor não fazer nada disso, a não ser que esteja preparado para olhares repressores.

Lembra da época do colégio, que você não queria ser o diferente? Queria usar as mesmas roupas, falar do mesmo jeito, ouvir as mesmas músicas que o pessoal cool do seu colégio? Agora pensa um pouco além desse universo. Sinceramente, você acha que é divertido perceber que pessoas evitam certos tipos de piada, ambientes e confraternizações devido à sua orientação sexual?

Homossexualidade não pega. Exatamente. Não pega, não… ao contrário do preconceito, que é como um câncer: acaba contaminado de modo nocivo e doentio toda a sociedade.

Não vou entrar no âmbito de o que é ser um homossexual, pois eu não sou, sou hétero. Aliás, sou humano e é assim que desejo ser visto e respeitado. Minha orientação não é formadora de meu caráter. Honestidade, ética e inteligência não são determinadas pelo jeito que você se veste ou quem você beija.

Camilo Mello

Anúncios

4 Respostas

  1. e né? olhares repressores na melhor das hipóteses. isso quando não te xingam mesmo ou batem em você com uma lâmpada fluorescente…

  2. […] a própria vida é espantoso. Só agora os números estão chegando, de fato, aos noticiários e à internet, mostrando como o preconceito pode ser tão profundo – com piadinhas, xingamentos e […]

  3. Só uma correção: judeus podem deixar de ser judeus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: