• Arquivo

Lembrai, lembrai do 5 de novembro

Era em 5 de novembro de 1605 que a Conspiração da Pólvora devia ter dado certo. Não deu, mas foi o começo de uma linha nova de pensamento mencionada na música “Remember”, de John Lennon, e em “V de Vingança”, quadrinho de Alan Moore e David Lloyd e filme de James McTeigue. Não sabe do que se trata?

Um grupo de católicos ingleses queria assassinar o rei Jaime I e grande parte da aristocracia protestante. Afinal, as pessoas de diferentes religiões estavam sendo tratadas de forma diferente pelo Estado e a gota d’água, que deu início aos planos, foi quando a Princesa Elizabeth, de 9 anos, foi declarada chefe de estado.

O plano era, além de sequestrar uma criança da realeza e incitar uma revolta, explodir o parlamento do país numa sessão no qual todos esses fidalgos estariam presentes. Foram estocados 36 barris de pólvora sob o prédio e o responsável pela detonação de tudo seria um cara chamado Guy Fawkes.

O grande problema dos católicos até hoje, sabemos, é a culpa. E, com medo de matarem inocentes – mesmo que por uma causa maior – o grupo de revoltosos enviou avisos para que certas pessoas mantivessem distância do lugar no dia da explosão. Um aviso chegou ao ouvido do rei e Fawkes foi preso, torturado e condenado à forca por traição e tentativa de assassinato.

O ato hoje é considerado heróico e lembrado com fogos de artifício na Inglaterra. Sem contar a tradicional rima criada e que chegou ao resto do mundo com a música, HQ e filme que fazem referência aos fatos: “Remember, remember, the 5th of November / The gunpowder treason and plot / I know of no reason why the gunpowder treason / Should ever be forgot.”

A data, aqui no Brasil, nem é tão lembrada, mas as ideias – especialmente agora, que temos um novo governo – precisam ser revistas para mantermos em mente que o poder é do povo. O dia 5 de novembro, pra gente, é dia de rever “V de Vingança”. No mínimo.

(via Admirável)

4 Respostas

  1. Ahazô Gabriel!

    Admirável seu trabalho aqui no Oi e no Admirável!

    Abraço!
    Valmique

  2. Wow! Seria um atestado de ignorância pública eu afirmar que não sabia de NADA disso? É certo que eu já tinha visto V de Vingança quando adolescente e me empolgado muito com o filme… mas poxa, não fazia ideia que o “plano” era real. Texto MUITO bom.

  3. […] que beleza esse tênis customizado de “V de Vingança”! Muito, muito lindo. E custa só 86 dólares! Não que eu vá comprar, mas acho que vale. Dá pra […]

  4. cara eu me amarro nesse cara, a primeira vez que eu assisti o filme parecia que eu conhecia ele de algum luga, apesar de ter nascido na mesma data, sou muitos mais novo, que ele… eu amor essa mascara..

Deixe um comentário

