• Arquivo

Os melhores clipes de Madonna

Rumo ao aniversário de Madonna, que é no próximo dia 16, faremos posts especiais. Dessa vez, mais uma lista: antes, as melhores capas, agora os melhores clipes. Ou seja, infinitamente mais complicada de ser pensada. Madonna, ao lado de Michael Jackson, foi quem praticamente inventou a maneira de divulgar a música pela TV e seus vídeos são curta-metragens, geralmente. Listaremos apenas dez deles, com seus devidos méritos, mas é bom que fique claro: não há videografia melhor e mais elaborada que a de Madonna. Vê-los seguidos, em ordem cronológica, é uma aula e tanta de música pop. Clique nos títulos para assistir.

10 – Ray Of Light
Um dia inteiro passando diante dos nossos olhos é a idea desse vídeo, que é muito gostoso. A cantora está lá, básica, de Levi’s, mas o clipe é bem estiloso e passa por vários lugares do mundo e por vários tipos de ambiente e pessoa.

9 – Bad Girl
Dirigido por David Fincher – hoje o premiadissímo cineasta por trás de “Clube da Luta” e “O Curioso Caso de Benjamin Button” – o vídeo conta a vida estressante e promíscua de uma alta executiva. Com participação de Christopher Walken, interpretando um tipo de “anjo da morte”, o single é visto como um fracasso comercial para a cantora. Mas o clipe é belissímo.

8 – Music
Grande parte do sucesso da canção veio do clipe: Madonna voltou a ser Madonna, saindo no seu carro tunado e cheio de strippers – a ideia era fazer um vídeo nos moldes dos rappers. O tiro foi certo e a música foi o primeiro number 1 de Madonna desde 1995. Super divertido!

7- Hung Up
David LaChappelle não gostou das fotos que tirou de Madonna nos anos 90 e educadamente recusou o convite de dirigir este vídeo. Ainda bem, pois o sueco Johan Renck fez um trabalho e tanto. Várias pessoas ao redor da Londres suburbana ou underground se contagiam com o hit, ensaiam durante o dia e se encontram para dançar juntos à noite. E dá vontade de fazer o mesmo quando assistimos!

6 – Justify My Love
A música foi escrita por Lenny Kravitz, namoradinho da cantora na época. No vídeo, levemente inspirado no filme no filme ítalo-americano “O Porteiro da Noite”, de Liliana Cavani, há referências a sexo gay, bissexualidade, dominação e sadomasoquismo. Tudo mais sugerido do que mostrado mas, ainda, very hot!

5 – What It Feels Like For A Girl
Depois do divórcio, o clipe parece um recalque do diretor e marido Guy Ritchie com o sucesso da mulher. Mas, na época, o assunto era girl power, violência em quatro rodas e karma em seu sentido mais amplo. A música original é linda, mas o remix usado no vídeo torna tudo mais intenso e merecedor de aplausos.

4 – Take A Bow
A paixão de uma mulher por um toureiro mapeiam esse vídeo filmado na Espanha. As metáforas relacionam uma tourada, um velório e o final do relacionamento entre os dois. Um clipe muito bonito que serviu de prova definitiva para que Madonna conseguisse seu papel no filme “Evita”.

3 – Frozen
O homem por trás de “All is Full of Love” de Björk, Chris Cunningham, ficou responsável por esse que é dos melhores clipes de Madonna. “Frozen” marca o começo de uma nova fase em sua vida: a maternidade, a Cabala e o escambau. Segundo ela, o vídeo é sobre “a tristeza feminina”. Tinha tudo para dar errado lançar o CD “Ray of Light” tendo essa canção como primeiro single (precisa falar de novo que, na época, o que fazia sucesso no mundo pop era Spice Girls?). Mas a balada e os efeitos especiais conquistaram as paradas.

2 – Vogue
Também dirigido por David Fincher, ele é totalmente inspirado nas fotos de Horst P. Horst. A famosa coreografia com as mãos foi inspirada numa dança feita em boates gays de Nova York chamada “voguing”. Um charme e, até hoje, lembrada por todos na noite. Clássico!

1 – Like A Prayer
O videoclipe foi dirigido por Mary Lambert e deu uma polêmica danada. Mesmo que não cantem assim agora, a música relaciona ações sagradas com outras bem… profanas. E o vídeo abusou disso, com Madonna beijando um santo e cruzes pegando fogo. Um decotão e os cabelos escuros marcaram a época e ajudaram o hit a se transformar em um hino.

Vários ótimos ficaram de fora, como “Erotica”, “Material Girl”, “Nothing Really Matters”, “Sorry”, “Beautiful Stranger” e “Hollywood”. Veja todos eles aqui. Qual o seu favorito?

Gabriel

Anúncios

7 Respostas

  1. 1. Like a Prayer
    2. Vogue
    3. What It Feels Like For a Girl
    4. Frozen
    5. Erotica
    6. Ray of Light
    7. Sorry
    8. Oh Father
    9. Music
    10. Express Yourself

    haha, muito difícil escolher.

  2. Pra mim “What It Feels Like For a Girl” é o melhor e o mais bem dirigido.

  3. Like a Prayer > Vogue > American Life > Justify My Love > Frozen > Hung Up > Nothing Really Matters > … .

    Ok, só os quatro/cinco primeiros lugares são indiscutíveis.

    Religião/tabu, tendência, política, erotismo. É muito difícil escolher o resto do top.

  4. um absurdo what it feels like for a girl está depois do primeiro! haha

    1 what it feels like for a girl
    2 take a bow
    3 bad girl
    4drowned world/substitute for love
    5 one more chance ❤
    6 borderline
    7 like a prayer
    8 material girl
    9 frozen/power of goodbye
    (é fraquinho, mas madonna morena é absolutamente linda.)
    10 open your heart

  5. (só eu que não gosto de vogue?)

    e eu gosto de burning up, mesmo sendo trash

  6. a os 10 melhores são:
    1-Give It To Me
    2-Bad Girl
    3-Justfy My Love
    4You´ll See
    5-Sorry
    6-Love Profusion
    7-What it Feels Like For A Girl
    8-Nothing Really Matters
    9-Express Yourself
    10-I Want you

  7. […] – Top 10 melhores clipes! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: